Pregação Paul Washer

educar ou informar cecierj

isso mesmo, para termos uma sociedade com novos rumos e com práticas de desenvolvimento sustentável e com um olhar critico sobre o meio ambiente, deve a educação não ser somente informação , mas ser realmente crítica, politica e social, deve gerar mudança de atitude atraves da conscientização.

a sociedade é muito mais complexa do que podemos imaginar, a cultura, a politica, as necessidades básicas de saneamento, alimentação e moradia devem ser refletidas de modo que a critica ambiental, a politica e o social sejam adequados da melhor forma possivel para não agredir o meio ambiente, ou ao menos diminuir o impacto ambiental e assim não comprometer as gerações futuras que tambem necessitarão do mesmo bem.

a educação ambiental na sociedade é complexa e multidisciplinar e portanto necessita que todos a ponham em prática diariamente.

educação ambiental cecierj

A educação tem por mais caracteristico a mobilidade com que se transforma ao longo do tempo, mudando conceitos, atitudes, valores e assim a temos por base para a criação de uma sociedade.
Quando a autora revela fatos de professores universitários que ainda apresentam uma visão ultrapassada, mostra uma pequena parcela da devasagem do nosso sistema de ensino, ou seja, enquanto não se interiorizar o conceito e coloca-lo em prática no dia-dia de nada serve sabermos os ciclos biogeoquimicos, conceitos ecologicos, dados de desmatamento e outros tantos.
A educação ambiental deve ser muito mais do que teoria, ela necessita ser prática e participativa, contextualizada e acima de tudo conscientizadora para mudança de atitudes.
o texto apresentado por titulo "homem", representa bem como a educação ambiental deve ser abordada nos meios de educação formal e não-formal, investindo no homem, o homem é quem precisa ser curado do mal dos maus conceitos, do mau planejamento, do mau da ignorância, que os cega e os tranca em um quarto escuro e fecha a porta, porém de quem é a culpa de nossa sociedade ser assim? do governo, dos poderes, dos nossos pais, de quem? de quem? não importa de quem é a culpa por nossa educação atual ainda ser tradicional, expositiva somente, que não interage com os alunos e não abre as portas das mentes de seus alunos para que possam ver a gravidade com que nos encontramos, o que importa é que alguns tem conseguido sair do quarto escuro e da caverna ( platão - alegoria da caverna) e se ficarmos somente discutindo mas sem uma tomada de decisão, se não aplicarmos o conhecimento adquirido para a mudança de nossos alunos, amigos, familia e outros que passam por nossas vidas, então ai sim seremos culpados!

Digo enfaticamente:" só se constroi uma sociedade ambientalmente consciente e atuante, através de uma educação holística e que não se atém somente a conceitos, mas a prática!"

lixo mental cecierj

achei bastante interessante a filosofia apresentada, pois trata bem do assunto da afetividade com a natureza para respeita-la, criar um vinculo emocinal com o meio ambiente, só assim respeitamos, pois só preservamos aquilo que amamos! e só encontraremos este vinculo se começarmos por reciclar nosso lixo mental mudando nossas atitudes diarias.
respeito toda e qualquer filosofia que incentive a boas práticas de vivência entre nós e o meio ambiente.

desenvolvimento sustentavel cecierj

Primeiro quero expressar meus elogios ao autor do texto, pois um dos pontos necessarios para a mudança de atitudes de uma população/ sociedade é a conscientização e só a alcançamos com uma boa didática de comunicação, trazendo temas importantes de maneira clara e simples para que não precisemos chegar ao colapso total como esta sociedade de pulgas e piolhos que está sendo representada na ilustração, um colapso populacional e diminuição dos recursos ( sangue) ou seja enquanto discutimos vários meios de melhorarmos nosso consumo dos recursos naturais, leis que valem muito no papel e como propaganda politica, meios de descarte de nossos residuos... a população não para de crescer e a informação nem sempre é realmente difundida em todas as classes.

Antes de termos uma sociedade sustentavel devemos formar cidadãos com consciência sustentável, que realmente atuem conscientimente sobre o meio ambiente e esta grande força impullsora será o motor para cobrar a efetividade das leis ambientais, mudanças na aplicação de recursos financeiros,novas tecnologias para diminuir o uso desordenado dos recursos naturais e assim teremos um desenvolvimento sustentável, que use o necessário para sua sobrevivência e que garanta qualidade de vida para as futuras gerações.

Uma sociedade com respeito ao meio ambiente não se forma de um dia para o outro, leva um tempo ( assim como no filme) e se não houver uma mudança nas atitudes diárias de cada pessoa, empresa, governo, sociedades não haverá futuro para nos preocuparmos!

Reposta do Video cecierj

Muito bom este video, e ele mostra de maneira sistemática a cadeia de problemas que só conseguimos perceber se abrirmos todo o sistema de extração, produção, consumo e descarte, como foi feito; a extração de recursos naturais é imensa- e conforme discutimos no video sobre desenvolvimento sustentavel- as leis ambientais existem mas o cumprimento das mesmas é que não é tão eficaz, e como assistimos no video a politica está envolvida nisto, pois com uma politica voltada a educação que gere conscientização, conseguiriamos ter uma população menos poluidora e com o cumprimento das leis ambientais, teriamos empresas menos poluidoras, utilizando- se de tecnologias de reuso, energia limpa e outros meios para diminuir a quantidade de residuos industriais.

mas o maior problema abordado é que somos influenciados pela midia, moda, a sermos consumistas, pois isto gera capital para o governo e empresarios , e a real situação é que eles produzem porque compramos, por exemplo, o setor de vendas das empresas se regula assim: se o mercado comprou menos 10 % e os calculos de vendas para o proximo mês seguem para o mesmo destino, reduz a produção na fabrica para não ter prejuizo.

consumimos muito, por isso se produz muito! trabalho em uma empresa de cosmético, quando o mundo entra em crise, as pessoas até param um pouco de comprar alguns bens, mas tudo relacionado a beleza se mantem porque isso influencia no status da pessoa na sociedade, e é uma sociedade que não tem uma cosnciência ambiental e sim seletiva e que marginaliza muitas vezes aquele que não colabora para o consumismo, então a pessoa compra e se sente bem! mas o planeta se sente mal!

Existem programas ambientais que realmente estão procurando sanar o problema do lixo nas grandes cidades com novas tecnologias, mas enquanto a sociedade não mudar seu modo de lidar com estes problemas ambientais será como remar contra a maré..não dá! a sociedade precisa se reorganizar para que sejamos uma força impulsora para a mudança de politicas e leis .

sou bastante enfático nisto: somente com uma sociedade consciente e ativa sobre os problemas ambientais é que teremos um desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente.

abraços.


inicio

Terça Teen

Culto Jovem
Toda terça-feira ás 19:00
Igreja O Poder da Fé
Rua: Taquari 34
Cerâmica NI

como vc está na Fé?

Seguidores