Muito bom este video, e ele mostra de maneira sistemática a cadeia de problemas que só conseguimos perceber se abrirmos todo o sistema de extração, produção, consumo e descarte, como foi feito; a extração de recursos naturais é imensa- e conforme discutimos no video sobre desenvolvimento sustentavel- as leis ambientais existem mas o cumprimento das mesmas é que não é tão eficaz, e como assistimos no video a politica está envolvida nisto, pois com uma politica voltada a educação que gere conscientização, conseguiriamos ter uma população menos poluidora e com o cumprimento das leis ambientais, teriamos empresas menos poluidoras, utilizando- se de tecnologias de reuso, energia limpa e outros meios para diminuir a quantidade de residuos industriais.
mas o maior problema abordado é que somos influenciados pela midia, moda, a sermos consumistas, pois isto gera capital para o governo e empresarios , e a real situação é que eles produzem porque compramos, por exemplo, o setor de vendas das empresas se regula assim: se o mercado comprou menos 10 % e os calculos de vendas para o proximo mês seguem para o mesmo destino, reduz a produção na fabrica para não ter prejuizo.
consumimos muito, por isso se produz muito! trabalho em uma empresa de cosmético, quando o mundo entra em crise, as pessoas até param um pouco de comprar alguns bens, mas tudo relacionado a beleza se mantem porque isso influencia no status da pessoa na sociedade, e é uma sociedade que não tem uma cosnciência ambiental e sim seletiva e que marginaliza muitas vezes aquele que não colabora para o consumismo, então a pessoa compra e se sente bem! mas o planeta se sente mal!
Existem programas ambientais que realmente estão procurando sanar o problema do lixo nas grandes cidades com novas tecnologias, mas enquanto a sociedade não mudar seu modo de lidar com estes problemas ambientais será como remar contra a maré..não dá! a sociedade precisa se reorganizar para que sejamos uma força impulsora para a mudança de politicas e leis .
sou bastante enfático nisto: somente com uma sociedade consciente e ativa sobre os problemas ambientais é que teremos um desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente.
abraços.