A educação tem por mais caracteristico a mobilidade com que se transforma ao longo do tempo, mudando conceitos, atitudes, valores e assim a temos por base para a criação de uma sociedade.
Quando a autora revela fatos de professores universitários que ainda apresentam uma visão ultrapassada, mostra uma pequena parcela da devasagem do nosso sistema de ensino, ou seja, enquanto não se interiorizar o conceito e coloca-lo em prática no dia-dia de nada serve sabermos os ciclos biogeoquimicos, conceitos ecologicos, dados de desmatamento e outros tantos.
A educação ambiental deve ser muito mais do que teoria, ela necessita ser prática e participativa, contextualizada e acima de tudo conscientizadora para mudança de atitudes.
o texto apresentado por titulo "homem", representa bem como a educação ambiental deve ser abordada nos meios de educação formal e não-formal, investindo no homem, o homem é quem precisa ser curado do mal dos maus conceitos, do mau planejamento, do mau da ignorância, que os cega e os tranca em um quarto escuro e fecha a porta, porém de quem é a culpa de nossa sociedade ser assim? do governo, dos poderes, dos nossos pais, de quem? de quem? não importa de quem é a culpa por nossa educação atual ainda ser tradicional, expositiva somente, que não interage com os alunos e não abre as portas das mentes de seus alunos para que possam ver a gravidade com que nos encontramos, o que importa é que alguns tem conseguido sair do quarto escuro e da caverna ( platão - alegoria da caverna) e se ficarmos somente discutindo mas sem uma tomada de decisão, se não aplicarmos o conhecimento adquirido para a mudança de nossos alunos, amigos, familia e outros que passam por nossas vidas, então ai sim seremos culpados!
Digo enfaticamente:" só se constroi uma sociedade ambientalmente consciente e atuante, através de uma educação holística e que não se atém somente a conceitos, mas a prática!"
Pregação Paul Washer
educação ambiental cecierj
Postado por
Aliança Jovem
sábado, 27 de março de 2010
0 comentários:
Postar um comentário